Alm de ser pauta de bastidor da Expozebu 2006, a promoo da carne de Nelore feita pelo McDonalds voltou tona nas conversas de pecuaristas na Agrishow que acontece esse ms em Ribeiro Preto, interior de So Paulo. O assunto surgiu pela primeira vez durante o 1 Congresso Internacional do Boi de Capim, realizado no incio de maro, na Bahia. A repercusso do tema, publicado na
Revista Dinheiro Rural, edio de abril (
abaixo texto transcrito na ntegra), impulsionou o programa de carne saudvel Nelore Natural, marca dos neloristas.
Andr Locateli, gerente tcnico da Associao dos Criadores de Nelore do Brasil, acredita que o tema ainda v dar muito pano para manga, j que a guerra comercial entre aquela rede de fastfood e sua concorrente Burger King est apenas comeando.
Hoje, por exemplo, a Burger King Corporation anunciou a nomeao de Joo Bueno Ferraz Netto como seu novo controller no Brasil. Nesse papel, ele ser responsvel por anlise financeira, contabilidade, dar apoio em relao definio dos preos dos produtos e coordenar a parte financeira com a rede de franqueados da companhia no Brasil. Ferraz j trabalhou como controller no McDonalds e como gerente para a Purina do Brasil (Jack-in-the-Box).
Sobre a ACNB - A Associao de Criadores de Nelore do Brasil a maior organizao de pecuaristas de uma nica raa no Pas. Com presena em todo o territrio nacional, os produtores de Nelore respondem por mais de 80% da pecuria de corte (quase 100 milhes de cabeas) e pelo boom das exportaes de carne. Somente em 2005, a ACNB investiu mais de R$ 4,5 milhes em aes de fomento e promoo do Nelore.
ntegra da reportagem publicada na Revista Dinheiro Rural, edio abril/2006:
McNelore
McDonalds vai promover a carne brasileira para mostrar que tem um cardpio saudvel e light
Paulo Zepper
Depois de incluir saladas e frutas no cardpio, o McDonalds quer transformar o Nelore brasileiro em aliado de boa forma. Alimentado em sua maioria com capim, o gado considerado um dos mais saudveis do mundo, livre da doena da vaca louca e com pouca gordura. Pois so essas caractersticas de boi de alta qualidade que esto fazendo o Nelore ser promovido pela rede de fast food. Durante o 1 Congresso Internacional do Boi de Capim, realizado na Bahia, o McDonalds mostrou pela primeira vez toda a cadeia de produo dos seus hambrgueres. Os consumidores no conheciam o trabalho que o McDonalds faz para garantir a qualidade da carne. Agora, comeamos a divulg-lo, afirma Alcides de Mattos Terra, vice-presidente da empresa.
Mas por que s agora o McDonalds est fazendo propaganda da carne Nelore?
Faz parte da estratgia da multinacional oferecer um cardpio com mais frutas e verduras e menos gordura. Isso para evitar as crticas que apontam a empresa como uma das principais responsveis pelo aumento da obesidade mundial, principalmente a infantil. O Nelore, basicamente, um bife magro, garante Antnio Carlos Pontes, gerente de Protena da Amrica Latina. Os requisitos para garantir a qualidade e a sanidade da carne comeam no pasto.Existe uma recomendao para que todos os pecuaristas tenham curral anti-stress. Na hora do carregamento para abatedouros, os funcionrios das fazendas so orientados para no fazerem algazarra e no usarem cachorros ou agulhadas para tocarem o gado. At os motoristas so treinados sobre como devem conduzir os animais e os horrios menos quentes do dia so escolhidos para o transporte.
Muito desses mtodos foram desenvolvidos pela norte-americana Temple Grandin, uma das maiores especialistas em bem estar animal do mundo. Ela tambm consultora do McDonalds. A empresa foi a primeira a exigir determinados procedimentos para o abate no Brasil, garante Renato Macedo, diretor de Controle de Qualidade do Marfrig. O frigorfico, terceiro maior do Brasil, abate 4,5 mil cabeas de gado por dia, sendo que cerca de 700 so para a Braslo, empresa que processa os hambrgueres da rede. No Brasil, o McDonalds consome 14 milhes de quilos de hambrguer. E, quando uma empresa se habilita a fornecer para a rede, est credenciada tambm a vender para os 118 pases onde as lanchonetes esto instaladas. Entretanto, a exportao a partir do Brasil pontual e irregular.
Outro ponto na estratgia do McDonalds, que faturou R$ 2,1 bilhes e tem 542 lanchonetes no Brasil, marcar terreno em relao rival Burger King. Recm-chegada ao Pas, a rede concorrente usa uma estratgia inversa. Ela aposta em sanduches mais condimentados e calricos, passando ao largo de saladas e frutas. Outras diferena que a carne do Burger King vem do gado Angus, que, por ter a gordura entremeada, considerado mais gordo. A questo saber quem vai vencer. Ser o McNelore ou o Angus King? (fonte : Contato)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>